shutterstock-360191873_14033772_20200602154814

Nutrição x Depressão

A depressão é uma doença que vem sendo estudada decorrente ao aumento das taxas de problemas psicológicos na população, dados publicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mostram grande incidência global, superior a 18% nos últimos 10 anos (OMS, 2018).Sua etiologia é caracterizada de múltiplas origens, proveniente de diversos fatores que resultam altas taxas em jovens e adultos, a depressão causa baixa produtividade de tarefas diárias, questões psicossociais e perda na qualidade de vida (LAIet al, 2013).

O estresse é considerado um importante fator da depressão, através de reguladores na via do sistema nervoso simpático e parassimpático, respostas inflamatórias induzidas pelo estresse. Os níveis aumentados de citocinas inflamatórias, como interleucina (IL) -6 e PCR, são marcadores observados frequentemente em pacientes com depressão (HUANG et al, 2019).

A nutrição adequada, pode contribuir para uma melhora dos sensores cognitivos desses pacientes, a oferta de nutrientes moduladores contribuindo para capacidade de memória, sentimentos e emoções. Nutrientes isolados, também podem auxiliar o funcionamento do sistema neurológico e estímulos neurotransmissores. Atuais estudos mostram que diferentes alimentos podem estar associados com estímulos no cérebro e alterações de humor, tais como: probióticos, vitaminas e uma qualidade de alimentação natural, onde aumentam o fator neutrófico no cérebro, auxiliando o tratamento da depressão (BOUT, 2017)

Os efeitos de uma alimentação saudável e equilibrada  sobre a depressão podem ser benéficos por suas propriedades anti-inflamatórias que podem inibir a produção de citocinas contribuindo para um alívio do quadro depressivo; qualidades no efeito antioxidante que diminuem os efeitos do estresse oxidativo e depressão e alimentos que contribuem para uma melhora do fator neutrófico agindo diretamente nas condições do paciente através de uma resposta positivaem sintomas e agravo da doença; ainda sim, a relação nutrição e depressão deve ser muito discutida e diversos estudos ainda estão em andamento( HUANG et al, 2019).

Referências Bibliográficas

World Health Organization (WHO) Mental health atlas. Geneva: 2018

Bout, M.; Brouwer, I.A.; Visser, M. The Mood food project: Preventionofdepressionthrough nutritional strategies. Nutr. Bull. 2017, 42, 94–103

Huang, Qingyi& Liu, Huan& Suzuki, Katsuhiko&Ma, Sihui& Liu, Chunhong. (2019). LinkingWhatWeEattoOurMood: A Review of Diet, DietaryAntioxidants, andDepression. Antioxidants. 8. 376.

Lai, JS; Hiles, S .; Bisquera, A.; AJ, AJ; McEvoy, M .; Attia, J. Uma revisão sistemática e meta-análise de padrões alimentares e depressão em adultos residentes na comunidade. Sou. J. Clin. Nutr. 2013

Para você

Nutrição

Nutrição x Depressão

A depressão é uma doença que vem sendo estudada decorrente ao aumento das taxas de problemas psicológicos na população, dados publicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mostram…

Ler Mais

A Autora

Glorimar Rosa / @glorimarrosa

Mestre em Bioquímica pela UFRJ, Doutora em Ciência de Alimentos pela UFRJ; Professora Associada de Nutrição Clínica do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da UFRJ, exercendo atividades de ensino, pesquisa, assistência e extensão nas áreas de Graduação e Pós-graduação.

Dê mais um passo na direção do conhecimento !

Assine o recebimento de E-mail e receba nossos artigos em primeira mão!