The-Ultimate-Green-Smoothie

Shakes Milagrosos e Evidências científicas

Desde muito tempo se discutem estratégias para encurtar o emagrecimento e facilitar a rotina de quem precisa perder seus quilinhos a mais. O que pouco se discute são as evidências científicas, ou seja, as provas concretas sobre o emagrecimento e a manutenção do peso após o uso desses facilitadores. Será que eles são efetivos? Será que o “emagrecimento” provocado por eles é saudável? Será que eles realmente facilitam os processos fisiológicos e metabólicos? Posso investir meu dinheiro e ter a certeza que estarei saudável após o uso desses produtos?

As pesquisas nas áreas de Nutrição e Medicina respondem todas essas incertezas. De acordo com artigos publicados em revistas renomadas na área de Hepatologia (JournalofHepatology e JournalofClinicaland Experimental Hepatology), shakes emagrecedores estão associados aos seguintes desfechos: hepatotoxicidade, lesão e inflamação hepática, colestase (redução do fluxo de bile), necrose hepática, insuficiência hepática, síndrome de obstrução sinusoidal (ou doença veno-oclusiva hepática), recuperação do peso perdido após o uso e até casos de óbito. Sendo que os primeiros sintomas começam a aparecer após 5 meses de uso desses produtos.

Em sites de busca científica, como o PubMed, são listados cerca de 101 artigos associando danos hepáticos ao consumo de shakes emagrecedores, na Revista JournalofHepatology são aproximadamente 1.580 artigos publicados sobre esse tema e em sites mais populares, como o Google Acadêmico, é possível localizar aproximadamente 1.200 artigos com a mesma temática resultados.

A ciência da Nutrição já é sólida o bastante para responder que o tratamento mais efetivo para a perda de peso se dá pelo acompanhamento nutricional com um Nutricionista, reeducação alimentar e educação nutricional. E que a única forma de potencializar o tratamento nutricional é com a prática de exercícios físicos supervisionada por profissionais de educação física. Em outros casos, é necessário tratar da saúde mental em conjunto com a mudança de hábitos, portanto, o acompanhamento psicológico também pode ser necessário e facilitar o processo de emagrecimento.

Portanto, fica a reflexão de que não existem atalhos para o emagrecimento efetivo e saudável. Procure um Nutricionista e seja crítico com os benefícios oferecidos pelas grandes empresas por trás desses produtos milagrosos. Sua saúde vale ouro.

Referências bibliográficas:

  1. SlimmingtotheDeath: Herbalife®-Associated Fatal AcuteLiverFailure—Heavy Metals, ToxicCompounds, BacterialContaminantsandPsychotropicAgents in ProductsSold in India -Philips, Cyriac A. et al. JournalofClinicaland Experimental Hepatology, Volume 9, Issue 2, 268 – 272.
  2. Herbal não significa inócuo: dez casos de hepatotoxicidade grave associada a suplementos alimentares dos produtos Herbalife ® Schoepfer, Alain M. et al. JournalofHepatology, Volume 47, Edição 4, 521-526.
  3. Teschke R, Frenzel C, Schulze J, Schwarzenboeck A, Eickhoff A. Hepatotoxicidade da Herbalife: Avaliação de casos com testes de reexposição positivos. Mundo J Hepatol. 2013; 5 (7): 353–363. doi: 10.4254 / wjh.v5.i7.353
  4. Appelhans K, Smith C, Bejar E, Henig YS. Revisitando a lesão hepática aguda associada aos produtos herbalife. Mundo J Hepatol. 2011; 3 (10): 275–277.doi: 10.4254 / wjh.v3.i10.275

Para você

Nutrição

Nutrição x Depressão

A depressão é uma doença que vem sendo estudada decorrente ao aumento das taxas de problemas psicológicos na população, dados publicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mostram…

Ler Mais

A Autora

Glorimar Rosa / @glorimarrosa

Mestre em Bioquímica pela UFRJ, Doutora em Ciência de Alimentos pela UFRJ; Professora Associada de Nutrição Clínica do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da UFRJ, exercendo atividades de ensino, pesquisa, assistência e extensão nas áreas de Graduação e Pós-graduação.

Dê mais um passo na direção do conhecimento !

Assine o recebimento de E-mail e receba nossos artigos em primeira mão!